Siga o Vini no Twitter

quinta-feira, maio 05, 2011

Tempos atrás

Há um bom tempo atrás, quando a minha irmã, eu, a minha mãe e a minha vó morávamos num apartamento por causa da reforma da casa, eu tive uma experiência interessante.

Gostava eu, como ainda gosto, de andar de bicicleta por aí. E foi em um desses dias que algo aconteceu.

Eu tava andando com a minha irmã.

Uma freiada brusca... uma mulher na minha frente. A minha mãe só me deixava andar na calçada, eu tinha 9 anos... e lá estava eu. Na calçada. Com a mulher parada com medo da bicicleta. Eu quase tinha atropelado ela sem querer.

Era uma mulher negra.

Ela disse que eu quase tinha atropelado ela porque eu me achava o riquinho e que ela tava voltando do trabalho suado dela. Que eu não tinha o direito de fazer isso com ela. Eu só olhava assustado por tudo aquilo. Eu não convivia muito socialmente. Ainda não convivo, mas tudo bem. ;]

Aí ela disse: -Só porque são branco!

E foi nesse dia que eu aprendi o que era racismo... E o mais incrível é que foi ao contrário do habitual... que seriam brancos discriminando negros... eu achei engraçado. Ainda acho.

Mas o que se pode fazer?

Um comentário:

Matheus disse...

Triste.