Siga o Vini no Twitter

terça-feira, novembro 02, 2010

Ratinho 23 - Análise

Uma breve análise de uma música que eu escrevi pra alguém que eu amava.

Essa é a história que eu vou contar pra vocês
A história do ratinho chamado Ratinho 23

Simples... Introdução.

Ele é um rato de laboratório
Fadado a morrer, sem direito a um velório

O laboratório é uma analogia à prisão em que vivemos, controlados e a falsa sensação de liberdade. A vida é vazia, nós não temos prêmio.

E esse ratinho, sabendo disso, 
era muito triste, sua vida era um desperdício

Sabendo das consequências e do que o esperava, o ratinho, o Vini, vivia em solidão e agonia.

Mas um dia tudo isso mudou,
o amor de sua vida, ele encontrou

Até que a solução para os problemas dele veio. Ele tinha um motivo pra viver.

Era uma ratinha de pêlo bege
Devido a um experimento com um produto de pele

Ela tinha algo que a diferenciava dos outros. Algo que ele achava incrível.

"Ó minha querida, para sempre eu vou te amar!
Eu te adoro muito, meu coração quero te dar!"

E ele se entregou de corpo e alma à ela. Sem olhar para trás.

Meses se passaram e eles se casaram,
mas um dia os cientistas a levaram

Da felicidade, logo vem a tristeza, e lhe tiram tudo. Talvez, eu profetizava que aquela que eu amava, iria ser levada de mim.


E dor e sofrimento foi só o que restou
para o ratinho e seu coração

O ratinho sofreu, e demorou a aceitar...

Um dia ela voltou, para a surpresa
do ratinho, ela tinha um corte na cabeça.

Ela volta diferente.

"O que houve meu amor? Você está bem?"
Mas ela não lembrava do Ratinho 23.

Ele se importa com ela, e quer que tudo seja como antes. Mas não podia ser. Ela não gostava mais dele.

O que os cientistas fizeram, era imperdoável
Não ia deixar barato, aquilo era inaceitável

E ele sentiu raiva, ódio. Quis botar a culpa em alguém. Culpou quem tinha tirado ela dele.

Pegou sua espingarda e todos eles, ele matou!
E dois dias depois, sua querida o deixou.

E na minha mente, o ratinho se vingou. Nos meus sonhos, ele acabou com todos... Mas a vingança não leva a nada. Nunca mais a viu.

Foi aí que o ratinho pensou em suicídio.
Mas isso tornaria, tudo mais difícil.

E ele se sentiu arrasado. Pensou em se suicidar, mas sabia que não valia a pena.

Cobain era fraco, e forte eram os ratos,
Que cheiravam bem loucos o fedor dos esgotos

Referência gratuita a Kurt Cobain, não quer dizer que eu entendia o que ele fez... Mas eu achava que eu fazia uma breve ideia... Mesmo assim, eu negava que aquilo era a solução. Fortes são aqueles que aguentam firme.

E o 23 começou, uma revolução
entre os ratinhos por toda a nação

E já que não podia tê-la, ele resolveu ser grande. Realizar o sonho da vida dele. Uniu aqueles que concordavam...

Foram anos de batalhas com suas espingardas
e tudo acabou com um ratinho vencedor

Fez guerra com aqueles que se opunham, contra os poderosos.

Fez dos humanos seus escravos e a humanidade controlava
mas ainda havia alguma coisa que faltava

E se tornou o monstro que aqueles que estavam no poder antes, eram. Aquilo não o fazia feliz.

Foi aí que ele entendeu, que Cobain não era fraco
Ele percebeu que era somente mais um rato

Ele entendeu o que o Kurt Cobain passava. As drogas... A música. O mundo estava morrendo na época, e ainda está morrendo agora. Somos um grão de areia em meio à uma gigantesca praia.

E uma assembléia ele convocou com todos ratos em louvor
E disse bem alto e claro: "Adeus, vou ver o meu amor."

E informou aos seus queridos similares que abandonaria o planeta.

E um tiro ele se deu com todos horrorizados
Vendo naquela hora, a queda do maior dos ratos

E todos que compatilhavam de seu sentimento ficaram muito tristes...

E ainda há aqueles que contam nos esgotos mais profundos,
a história de um ratinho, que conquistou o mundo

E ele foi lembrado pelo que fez. Pelo que representou...

Porém não se enganem, pois eu digo pra vocês
Falo que não sei pra onde foi o ratinho 23

Pra onde vai a alma das pessoas quando elas morrem?

Se ficou com a escuridão, morto pelo chão
Se foi pro céu ou pro inferno ardendo na imensidão

Pra nenhum lugar? Não existe um Deus, uma alma? Ele quem sabe, foi para o céu, ou pro inferno? Não se sabe...

Mas há uma coisa que eu sei
Nunca esquecerei
Do grandioso ratinho, bravo ratinho 23.

E novamente, ele é lembrado. Por todos. Pra sempre.

Nenhum comentário: